sexta-feira, 24 de julho de 2020

COMO LIDAR COM A CRUELDADE HUMANA?

O MAL E O REMÉDIO

Vossa Terra é, pois, um lugar de alegria, um paraíso de delícias? A voz do profeta não ressoa mais aos vossos ouvidos? Ele não apregoou que haveria pranto e ranger de dentes para aqueles que nascessem nesse vale de dores? Vós que viestes aí viver, esperai, pois lágrimas cruciantes e penas amargas, e mais as vossas dores sejam agudas e profundas, olhai o céu e bendizei o Senhor por querer vos experimentar!... Ó homens! Não reconhecereis, pois, o poder do vosso mestre senão quando ele tiver curado as chagas do vosso corpo e coroado os vossos dias de beatitude e de alegria? Nunca reconhecereis, pois, seu amor senão quando ele vos tiver adornado o vosso corpo com todas as glórias, e lhe tiver restituído seu brilho e sua brancura? Imitai aquele que vos foi dado como exemplo; chegado ao último degrau da objeção e da miséria, estendido sobre o lixo, disse a Deus: "Senhor, conheci todas as alegrias da opulência e me reduzistes à miséria mais profunda; obrigado, obrigado meu Deus, por querer bem experimentar vosso servo!" Até quando vossos olhares se deterão nos horizontes marcados pela morte? Quando vossa alma desejará, enfim, se soltar além dos limites de um túmulo? Mas, se devêsseis chorar e sofrer toda uma vida, que seria isso ao lado da eternidade de glória reservada àquele que tiver suportado a prova com fé, amor e resignação? Procurai, pois, consolações aos vossos males no futuro que Deus vos preparou, e a causa deles no passado; e vós, que sofreis mais, considerai-vos os bem-aventurados da Terra.



Que remédio, pois, recomendar àqueles que estão atacados de obsessões cruéis e de males cruciantes? Um só é infalível: a FÉ, o olhar para o céu. Se no acesso dos vossos mais cruéis sofrimentos, a vossa voz cantar ao Senhor, o anjo à vossa cabeceira, de sua mão vos mostrará o sinal de salvação e o lugar que deveis ocupar um dia... É a fé o remédio certo do sofrimento; ela mostra sempre os horizontes do infinito, diante dos quais se apagam os poucos dias sombrios do presente. Não nos pergunteis mais, pois, qual remédio é preciso empregar para curar tal úlcera ou tal chaga, tal tentação ou tal prova; recordai que aquele que crê é forte pelo remédio da fé, e aquele que dúvida um segundo da sua eficácia, é logo punido, porque experimenta no mesmo instante as pungentes angústias da aflição.


O Senhor marcou com seu selo todos os que creem nele. Cristo vos disse que com a fé transportam-se as montanhas, e eu vos digo que aquele que sofre e tiver a fé por sustentar, será colocado sob sua proteção e não sofrerá mais; os momentos das mais fortes dores serão para ele as primeiras notas de alegria da eternidade. Sua alma se desprenderá de tal forma de seu corpo que, enquanto este se contorcer sob as convulsões, ela planará nas regiões celestes cantando com os anjos os hinos de reconhecimento e de glória ao Senhor.


Felizes aqueles que sofrem e que choram! Que suas almas se alegrem porque serão abençoadas por Deus.

O que seria de todos nós, pobres mortais, limitados e pecadores, sem a fonte inesgotável da esperança, do perdão e da misericórdia de Cristo Redentor?

A fé assumida, vivenciada, nos faz diferentes.

Firmes na fé! Nada é por acaso.



sábado, 4 de julho de 2020

POR MEIO DO ENSINO, BUSCAMOS LAPIDAR NOSSAS IMPERFEIÇÕES!

Por meio do ensino, buscamos lapidar nossas imperfeições!

O mundo está repleto de pessoas que tentam a todo o tempo colocar em sua mente, como você deve administrar a sua vida, não é verdade?

Todos dizem que tudo é fácil e extremamente simples de se resolver. E que, no fundo, a batalha que você vem travando não é externa, mas interna. Nessa batalha, você luta seu oponente é você mesmo. Porém, matar essa charada, ou seja: chegar a essa conclusão não é tão fácil assim.

O desejo de liberdade é um sentimento universal. Esse desejo pulsa descompassado nos corações de todos os seres humanos. Sem liberdade, ficamos fracos, nos deprimimos com facilidade e não raros são os momentos que chegamos a perder o prazer de darmos seguimento as nossas vidas.  Sem liberdade, os nossos horizontes ficam demasiadamente diminutos.

Todos nós desejamos profundamente nos libertarmos dos fantasmas que o medo criou para nos atormentar, isso é fato. Mas, ao invés de enfrentarmos o medo, nós recuamos. E quando recuamos, involuntariamente o fortalecemos. Este é o problema!

O medo gera incertezas, fomenta insegurança e a somatória destes sentimentos nada altruístas, acabam colocando amarras em nossas ações e enrijecendo sobremaneira nossas emoções.

Um ser humano limitado e enrijecido emocionalmente, não consegue interpretar com mestria o roteiro que a vida colocou em suas mãos, para desenvolver no imenso palco da existência.

Ensinando e, ao mesmo tempo, lapidamos nossas imperfeições.

Quando nos propomos a ensinar, na verdade, tudo não passa de uma estratégia para nos conhecermos, para descobrirmos a nossa própria imperfeição e tentar curá-la, focando nos erros alheios.

Quando tentamos incessantemente mostrar aos outros os seus erros e as suas falhas, percebemos que a raiz real, a causa primeira de todos os problemas que permeia o mundo, desde a mais nefasta pobreza que devasta regiões inteiras do nosso planeta, e até a própria criminalidade, e as guerras sangrentas irracionais e desumanas, se encontra enraizada no interior da humanidade, por pensar e sentir tudo de forma negativa.

Esse pensar e sentir negativamente, surge do medo atrelado a dependência.

As emoções negativas, e geralmente conflitantes, tendem a governar e a dominar o mundo que nos rodeia. Eles, na verdade, são irreais, são frutos de uma mente cansada e descrente de tudo, e principalmente de si mesma, por se deixar levar e aprisionar pelas fortes correntes do medo.

Para podermos seguir em frente, para podermos mudar literalmente a nossa psicologia, temos que rever todas as convicções, e todas as crenças que nos limitam, para podermos atingir o foco principal e a partir daí mudar o rumo da nossa história. Todavia, é imperativo entender que não são medidas políticas; a religiosidade levada ao extremo; e muito menos um sistema altamente filosófico que irá, como num passe de mágica, mudar ou transformar uma sociedade por inteiro.

Para podermos perceber uma mudança real no comportamento da sociedade, cada ser individual, precisa passar por uma reavaliação interna, de uma tomada de consciência plena, para poder ressurgir psicologicamente inteiro; completo; mais verdadeiro; mais consciente da sua grandiosidade; mais lúcido do imenso poder que habita em seu interior. Poder este que o levará a se libertar do medo. E ao se libertar por completo do medo retornará a sua origem: a imagem e semelhança do seu criador pleno e feliz.

Nesse período de revolução e transformação, até alcançar o seu renascimento psicológico, o domínio sobre si, você vai aos poucos chegando a conclusão que foi você que criou o mundo doente e depois ficou com medo da sua própria criação, da violência que você mesmo foi capaz de produzir. Vamos, caminhe por esse mundo, enfrente os seus fantasmas; enfrente as doenças, os agressivos, os miseráveis que estão perambulando sem destino, eles não passam de fantasmas que você projetou em sua mente por fraqueza para se esconder de você mesmo; e entenda que o real e verdadeiro poder de um homem reside em possuir a si e, ao mesmo tempo, em se render a si próprio.

É você quem escolhe as cores, o ritmo, a música, a fragrância e tudo o que desejar para enfeitar o seu mundo.



VOCÊ ESCOLHE AS CORES: COLORIDO OU PRETO E BRANCO.






SÓ VOCÊ PODE CURAR SUAS FERIDAS!

  SÓ VOCÊ PODE CURAR SUAS FERIDAS! Em meio as tempestades e todas as adversidades, jamais permita que a sua luz se apague, seja um farol, il...