Antes de começar a dar início a material principal, vou discorrer um pouco sobre o personagem Dorian Gray, porque com certeza nem todos conhecem a sua história.
O RETRATO DE DORIAN GRAY;
O Retrato de Dorian Gray é o único romance de Oscar Wilde. E para que outro? Não tivesse sido Wylde o grande poeta que foi, só O RETRATO DE DORIAN GRAY bastaria para eternizá-lo.
O grande artista não retratou apenas o jovem Gray, mas penetrou fundo na alma humana e fotografou seus abismos: suas paixões, seu cinismo, suas hipocrisias, seus sonhos...
Este livro de Wylde é obra de gênio de ponta a ponta. Certamente um dos maiores romances, não só da literatura inglesa, mas da própria literatura universal.
O Retrato de Dorian Gray é a história de um homem cuja vida se resumiu na procura da felicidade. Era dotado de uma beleza rara a cativante, que lhe dava uma aparência perfeitamente inocente; mas ele, ao contrário disso, era guiado por forças estranhas para uma busca incessante de prazeres, lançando mão de todos os recursos, justos ou não, racionais ou irracionais, sadios ou mórbidos.
Esta obra literária surgiu na época em que o escritor conheceu a glória literária.
Seu nome aparecera, antes, em contos, historias, comédias e outros gêneros apreciados por adultos e crianças
Como surgiu a ideia para escrever tal romance. O escritor visitava seu amigo, o pintor Basil Hallward, quando este se encontrava empolgado pela pintura do retrato de um jovem de extraordinária beleza.
Nesse dia, Basil terminava o seu quadro. Sua obra-prima, conforme dizia. E, de Wylde, veio o seguinte comentário: -"É pena que uma criatura tão radiosa deva envelhecer."
"- Realmente - concordou o artista. - Que beleza se Dorian pudesse ficar exatamente como é e o retrato envelhecesse e enrugasse em seu lugar. Juro que faço votos para que assim seja!" Isto foi tudo. Nada mais foi dito. Wylde ficou em silêncio, pensativo. De súbito, levantou-se, correu para a porta, mal se despediu e desapareceu.
Oscar Wilde era um gênio, logo dá para imaginar o turbilhão de ideias que surgiram em sua mente. Wylde viu no retrato do modelo Dorian Gray a oportunidade de colocar nos lábios e nos sentimentos dos personagens deste romance que acabava de nascer, todas as coisas que ele próprio gostaria de dizer a sociedade do seu tempo, uma sociedade hipócrita, preconceituosa e amoral. Que, praticamente em nada difere dos tempos atuais.
O MUNDO ESTA REPLETA DE DORIAN GREIS.
De "Poderosos" que não aceitam sob hipótese alguma serem contrariados e, muito menos, afrontados. "Poderosos" que acreditam que o mundo deve girar conforme a sua vontade, que nada pode fugir ao seu controle. "Poderosos" que são capazes de tudo para se manterem inatingíveis. Porém, todos os que se deixam levar por uma sede desmedida de poder, acabam se transformando em seres humanos desprovidos de sentimentos e, capazes de tudo para atingirem os seus objetivos, não importando os meios que irão utilizar.
O desejo de Dorian Gray era permanecer jovem, belo, viril e impecável. O seu desejo era que fosse depositado na imagem refletida no quadro as responsabilidades de todas as suas mazelas, as consequências de todos os seus impropérios.
OS DORIAN GREIS ESTÃO NO SEIO DA SOCIEDADE E OS MAIS NOCIVOS COMPÕEM O SISTEMA.
Nas Igrejas, e em todo o meio religioso, existe uma infinidade de Dorian Grais, de homens que lançam as suas mazelas, os seus desatinos nas mãos de Deus. Homens que são incapazes de reconhecer e assumir os seus próprios erros, de tomarem para si as responsabilidades de todas as suas ações impensadas, irrefletidas e inconsequentes. Isto ocorre, porque, no fundo, não passam de um bando de hipócritas, preconceituosos, lascivos e covardes.
Os Dorian Grais que não aceitam serem questionados, que não aceitam às críticas, que são capazes de tudo para silenciar todos os que de alguma forma tentam ferir o seu ego, enumerando para o mundo as suas mazelas, a sua truculência, a sua forma arrogante e imperativa de impor o seu querer.
Seres humanos que são incapazes de se aceitarem, de reconhecerem a sua fragilidade diante de situações que aparentemente não conseguem equacionar. E, por essa razão, colocam em prática ações que acabam gerando consequências de grande porte. Consequências que, com o passar do tempo, não serão capazes de tomarem para si a sua responsabilidade.
- Rompimento da barragem mineradora Samarco causa um terrível desastre ambiental (quem tomou
para si as responsabilidades?)
- Bomba de Hiroshima e Nagasaki (Japão, em 1945): Foram apenas duas explosões, mas o suficiente para que quase 220 mil pessoas morressem e um grande estrago ambiental fosse feito. (por que as bombas foram lançadas? Quem assumiu as responsabilidades?)
- Explosão de Chernobyl (Ucrânia, em 1986): esse é considerado o caso de acidente radioativo mais grave da história mundial, e por isso um dos maiores desastres ambientais do mundo (quem deu a mão a palmatória?)
- Goiânia-Brasil em 1987: esse é considerado um dos mais graves casos de radiação em todo o mundo, considerando o uso de um material radioativo chamado Césio 137. O motivo inicial de tudo foi o arrombamento de um aparelho radiológico por dois catadores de lixo. O aparelho se encontrava em um hospital abandonado. No processo os dois acabaram encontrando um pó branco que tinha a capacidade de emitir uma luz azulada. Ao deslocar esse pó para outros pontos da cidade, eles acabaram contaminando o ar, solo, água e também muitas pessoas.
- Mariana, Minas Gerais-Brasil em 2015: esse é um dos desastres ambientais que mais chama a nossa atenção. Afinal, ele é um dos mais recentes e até mesmo impressionantes, e claro, um dos mais comentados. Trata-se do rompimento da Barragem da Samarco, que acarretou a liberação de cerca de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos na cidade.
Infelizmente os dois casos citados no tópico anterior são desastres causados pelo homem, bem como outros que acabam manchando a nossa história e trazendo uma infinidade de efeitos desastrosos para toda a sociedade.
O mais triste e lamentável nisso tudo é saber que a maioria dos desastres não somente no Brasil, mas também em todas as partes do mundo são, na maioria das vezes, provocados por motivos que poderiam ter sido evitados, se não fosse a ganância de muitos.
O desejo de desenvolver a capacidade criativa, impulsiona o homem a dar passos largos para alcançar o progresso e o desenvolvimento em todas as áreas. Porém, de forma consciente, sem violar de forma alguma os direitos dos outros e muito menos violar as leis da natureza.
As guerras também destroem o meio ambiente e, na maioria, destrói vidas e sonhos quando as lapides são colocadas nas sepulturas; geralmente dos inocentes. E na maioria das vezes, nunca ficamos sabendo ao certo quem ordenou o primeiro ataque. Os Dorian Grais ficam ocultos entre as sombras, eles nunca iram surgir para assumirem as suas responsabilidades.
Quando determinadas ações, impensadas e inconsequentes, geram consequências desastrosas e de grande porte, o causador de tais ações percebe tardiamente que deu literalmente um tiro no próprio pé. E, tentar reverter o irreversível é o mesmo que malhar em ferro frio
O Atentado contra a vida do Presidenciável Jair Messias Bolsonaro.
- Advogados renomados surgem do nada e advogam em defesa do homem que atentou contra a vida do Presidenciável Jair Bolsonaro.
- Os Advogados do acusado se negam informar quem os contratou, e quem está pagando os seus honorários.
O Caso Jamal Khashoggi: Jornalista saudita crítico ao governo da Arábia Saudita, morto dentro do consulado de seu país em Istambul.
Quem foi Jamal Khashoggi: Khashoggi sempre foi próximo da elite e dos príncipes sauditas, mas era um jornalista crítico do regime. Ele vem de uma família conhecida no país. Seu avô era o médico do rei Abdulaziz Al Saud, que fundou o reino.
Infelizmente, o homem acredita que a melhor forma para resolver os problemas que de alguma forma o incomoda, é eliminando todos que garantidamente estão envolvidos nesses problemas que estão tirando a sua "paz". Na verdade, o homem só irá encontrar a paz no dia que entender que a vida envia pessoas conflitantes para te curar, para você deixar de olhar para fora e começar a refletir o que você, na verdade, é por dentro.
A vida lhe tira do caminho e lhe apresenta encruzilhadas, até que você pare de querer controlar tudo e todos e consiga fluir como um rio.
A vida te assusta e assustará quantas vezes for necessário, até que você consiga perder o medo e recupere a sua fé.
Geralmente, a vida nos quebra em diversas partes e, quantas ainda forem necessário para que a luz penetre em ti.
IMAGINEM! SE DEUS AGISSE COMO OS HOMENS, SE DEUS RESOLVESSE PUNIR OS HOMENS POR TODAS AS SUAS INJÚRIA, POR TODAS AS SUAS CALÚNIA. POR FAZER USO DAS SUAS PALAVRAS DE FORMA INDEVIDA PARA ALCANÇAR OS SEUS PRÓPRIOS INTERESSES! IMAGINARAM?
AGORA ME RESPONDAM: O QUE DEUS FARIA?
ELE DESTRUIRIA LITERALMENTE TODOS OS HOMENS QUE HABITAM A TERRA!
PORÉM, PARA A NOSSA PRÓPRIA FELICIDADE, "DEUS" É EXTREMAMENTE MISERICORDIOSO E PACIENTE. ELE SABE QUE CHEGARÁ O TEMPO EM QUE CAIREMOS NA REAL.
CAIR NA REAL É ENTENDER QUE A VIDA TE CORTA, TE PODA, TE QUEBRA, TE DESAPONTA... MAS TUDO ISSO É PARA QUE O SEU MELHOR SE MANIFESTE... ATÉ QUE O AMOR CONSIGA ENCONTRAR ABRIGO EM TEU CORAÇÃO E NELE, PERMANEÇA PARA SEMPRE.
Cada dia melhora mais...
ResponderExcluirtem frases que parece ser escrita para me .......