terça-feira, 19 de março de 2019

A JUSTIÇA NO BANCO DOS RÉUS!




A LEI DO INDULTO PROVOCA POLÊMICA E REVOLTA.

QUANTAS VIDAS PODERIAM TER SIDO POUPADAS, SE CRIMINOSOS HEDIONDOS E DE ALTA PELICULOSIDADE NÃO FOSSEM REINSERIDOS DE FORMA IRRESPONSÁVEL NA SOCIEDADE. 

O Crime da médica paulista Rita de Cássia Tavares Martinez, 39 anos, sequestrada em um Shopping da cidade de Salvador e assassinada pelo presidiário Gilvan Clécio de Assis, 35, beneficiado pelo indulto do Dia dos pais, levantou polêmicas e revoltas a respeito da Lei de Execuções Penais. Advogados, juristas e psiquiatras questionam a validade desta norma, que concede a liberdade provisória a criminosos perigosos, trazendo riscos a sociedade.

Observação: No meu entender, independente do que consta na lei, o parecer do psiquiatra deve sinalizar a última palavra; cabendo ao mesmo a responsabilidade de uma futura ação do delinquente em questão.

O Crime: O presidiário, que confessou o assassinato, no dia 12 de agosto de 2009, já respondia a quatro inquéritos por casos semelhantes, dentre estes um roubo, seguido de estupro em 2002 e duas de suas vítimas foram, assim como a pediatra, atacadas no estacionamento de um shopping.

Para muitos, estes seriam sinais suficientes para se evitar o contato do criminoso com a sociedade, mas, embora a atitude de conceder a liberdade provisória a condenados por crimes hediondos -que estejam em regime semiaberto, tenham apresentado bom comportamento e cumprido pelo menos 1/6 da pena - desagrade e revolte alguns, o procedimento obedece à Constituição Federal, pela Lei de Execução Penais, considerada ultrapassada pelo criminalista Carlos Alberto Torres. "A legislação penal é do século passado," destaca.

Para ele, e para todo o povo de bem, este e outros benefícios são regalias, extraídas de uma lei branda e defasada, que requer modificações radicais, quanto antes. "O juiz, que concede o indulto, está seguindo uma determinação, prevista na lei e está mesma lei, infelizmente, não antevê tratamento diferenciado a este tipo de criminoso" ressalta o advogado, que não acredita na reintegração de Clécio  à sociedade. "Uma pessoa com o histórico dele não tem mais como conviver em sociedade".

NOTA: No meu entender pessoal, nenhum juiz poderia assinar a liberdade provisória de um criminoso desta natureza, mesmo diante de um laudo de um psiquiatra; tendo em vista que a maioria destes criminosos tem uma capacidade impar em demonstrar sentimentos que, no fundo, desconhecem, para o favorecer. 

Os crimes hediondos, na sua maioria, são cometidos por mentes doentes, e geralmente irrecuperáveis.
Agora, no que tange a lei, creio eu que a mesma foi criada para beneficiar criminosos (poderosos). A nossa Constituição é repleta de brechas, portas e janelas colocadas de forma proposital para salvaguardar todos que detêm o poder aquisitivo, e adoram andar na contramão da justiça propriamente dita. Exemplo: Os togas sujas do nosso STF.

Dando Continuidade ao caso do shopping: - Após mais de 12 horas de interrogatório, o criminoso contou com requintes de detalhes como sequestrou e matou a médica, que aproveitou o dia de folga, fazendo compras, no Shopping Iguatemi, em companhia da sua filha de apenas 1 ano e 8 meses. Após tirar a vida da médica, o assassino ainda retornou ao Shopping, fez um lanche e comprou em uma loja de departamento. Como se nada tivesse acontecido, voltou para o Complexo Lafaiete Coutinho, onde cumpria pena.

A atitude fria e calculista do criminoso, segundo o André Gordilho, pode estar associada a uma sociopatia, que é um transtorno da personalidade, muitas vezes, relacionado à falta de controle de determinados impulsos."   
Mesmo neste caso ele deve responder, como qualquer outro criminoso, pela barbárie que cometeu, pois, o sociopata tem consciência do delito e mesmo assim o comete, em razão do seu descontrole".

Analisando: Se, um psiquiatra tem a consciência de como se comporta um sociopata, porque, ainda assim, ele assina um laudo dizendo que o criminoso pode usufruir de uma liberdade provisória? 
Não estaria se comportando ao assinar o laudo como um "sociopata"? Porque, sinceramente, é difícil entender quais as reais razões alegadas, quando o mesmo entende que o criminoso é um sociopata.
Ou o juiz não precisa do parecer de um psiquiatra para fazer valer a lei nesses casos?

Segundo o especialista, este tipo de diagnóstico não é facilmente percebido em uma consulta. "Na maioria das vezes o paciente consegue esconder a doença, isso porque, em muitos casos, ele nem mesmo considera a sua atitude inadequada," diz, ressaltando a necessidade de o doente buscar ajuda.
"O que raramente acontece em casos como este".

Quantos assassinatos cometidos por estas mentes doentes, poderiam ter sido evitadas se estes presidiários irrecuperáveis, e de alta peliculosidade não tivessem sido inseridos na sociedade! Porém, infelizmente a lei do indulto é uma realidade que transita de forma absurda, e de difícil entendimento em nossa arcaica Constituição.

Os tempos são outros, tudo mudou até a forma cruel e hedionda de agir dos criminosos. Por que as nossas leis continuam com a mesma viseira de um passado tão distante?  Lamentavelmente as nossas leis protegem muito mais quem anda na contramão da justiça.

Voltando ao caso do Shopping: A responsável pela liberação de Clécio, a juíza titular da Vara de Execuções Penais, Andremara dos Santos, garante que o presidiário preenchia todos os requisitos para obter o direito ao indulto. 
Durante o feriado de Tiradentes, ele teria conquistado pela primeira vez, o benefício e seu comportamento, "foi exemplar", garantiu a juíza. 

Ainda segundo a juíza, o criminoso passou pelas avaliações médicas, psicológica e social, trabalhava na biblioteca do Complexo, possuía boa conduta e não aparentava ter nenhuma doença mental. "Uma situação como esta, em que o preso comete delito durante a sua liberdade provisória, foge da normalidade e de quaisquer expectativas".

Perguntar não ofende: "Será que estes juízes seriam capazes de acreditar piamente em suas avaliações, e levarem estes presos que se encontram em liberdade provisória para trabalhar em suas casas? Será que iriam confiar 100% nos laudos médicos?
Sinceramente? Acredito que não! Não, porque pimenta nos olhos dos outros é refresco.

O psiquiatra Luiz Fernando Pedroso classifica estes laudos médicos como uma fraude; para eximir o juiz da responsabilidade de colocar criminosos perigosos nas ruas.
"O diagnóstico ou não de uma doença mental, não pode ser utilizado para fins penais, mas, apenas para guiar o tratamento desta patologia".

Para alcançar o benefício da liberdade provisoria o preso precisa solicitar a avaliação do caso junto ao Conselho Penitenciário, que avalia e emite o parecer para a Vara de Execuções Penais e o Ministério Público, mas quem decide se o direito vai ser ou não concedido é o juiz, ou juíza titular. As saídas acontecem, normalmente, oito vezes no ano, em datas importantes, como o Dia dos pais, Páscoa, Natal e Dia das mães.

Outra pergunta: Os criminosos que matam os seus pais, como foi o caso de Suzane Von Richthofen, como é possível conceder a delinquentes desta natureza o indulto? Porque, independente do que reza a lei, o indulto do Dia dos pais, e do Dia das mães, é concedido para o criminoso passar com os mesmos. Agora, se o criminoso deu fim em suas vidas, não existe razão alguma para estes criminosos usufruir de tal benefício. 

VAMOS AOS ABSURDOS DAS NOSSAS LEIS:

"POR "ÓTIMO COMPORTAMENTO", ALEXANDRE NARDONI PODE IR AO REGIME SEMIABERTO.                                   
VAMOS DETALHAR O SEU CRIME:


   
OUTRO GRANDE ERRO DA NOSSA JUSTIÇA: O MENINO BERNARDO DE 11 ANOS PROCURA A JUSTIÇA PARA TROCAR DE FAMÍLIA. UM CASO INUSITADO!
INFELIZMENTE A JUSTIÇA FALHOU!




           
AS BRECHAS DAS NOSSAS LEIS, QUE FAVORECEM OS CRIMINOSOS E PENALIZAM COM AS SUAS INJUSTIÇAS OS PARENTES DE SUAS VÍTIMA.



    
OBSERVEM QUE PARA TER DIREITO AO INDULTO O CRIMINOSO PRECISA COMO UM DOS REQUISITOS, TER UM BOM COMPORTAMENTO.
AGORA OBSERVE: COMO O CRIMINOSO TEM TOTAL CONHECIMENTO DESSAS PEROLAS QUE ESTÃO EM NOSSAS LEIS, COM CERTEZA IRÃO SE COMPORTAR COMO CRISTÃOS FERVOROSOS E CONSEQUENTEMENTE FUTUROS "PASTORES". ELES AGEM DESTA FORMA PORQUE AS LEIS ASSIM OS ORIENTA LAMENTAVELMENTE.

ACREDITO QUE CHEGOU A HORA DE COLOCAR A JUSTIÇA NO BANCO DOS RÉUS, PARA SER OBRIGADA A REAVALIAR A O MODO COMO AS LEIS ESTÃO SENDO APLICADAS.
A CRIMINALIDADE NÃO PARA DE CRESCER. PORQUE AS NOSSAS LEIS SÃO COMPLACENTES COM OS CRIMINOSOS, E DESUMANA COM AS SUAS VÍTIMAS. 

 O QUE DIZER DA AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA!
AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA É UM ATO DO DIREITO PROCESSUAL PENAL ONDE O ACUSADO POR UM CRIME, PRESO EM FLAGRANTE, TEM DIREITO A SER OUVIDO POR UM JUIZ, Para QUE ESTE AVALIE EVENTUAIS ILEGALIDADES EM SUA PRISÃO.
ESTE INSTRUMENTO É PREVISTO INTERNACIONALMENTE, PELO PACTO DE SAN JOSÉ DA COSTA RICA.

6 comentários:

  1. Realmente amiga, as leis do nosso país, são cheias de brechas .todos os sistemas ultrapassados. Porque lugar de delinquentes é na cadeia!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente as leis em nosso país são extremamente difíceis de assimilar.
      o que dizer da Audiência de Custodia! O criminoso pode perfeitamente dizer que foi agredido pelos agentes policiais. Imagine você um policial de arriscou a sua vida para prender um delinquente, e quando chega na delegacia, primeiro procura saber do mesmo se o policial o agredi-o. Complicado.

      Excluir
  2. Se nós tivéssemos leis mais severas em nosso país, as coisas não estariam como estão, a justiça não chega aos réus como deveria ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida, se você parar para observar irá perceber que as nossas leis na verdade foram criadas para beneficiar todos aqueles que levam as suas vidas na contramão da justiça propriamente dita.
      Veja o caso Nardonni. Triste não é verdade? O seu crime foi hediondo, mas se tiver um bom comportamento só cumprir 1/6 da sua sentença e logo logo estará no semiaberto.
      É vergonhoso, porque na verdade o mesmo deveria morrer na prisão. O seu crime foi de uma crueldade inenarrável.

      Excluir
  3. Precisamos de mais penitenciária s, de julgamentos mais justos e que de fato se cumpra as penas, e acabar com indutor de Natal, a família que va ao presídio no Natal ver seu parente preso, nosso Pais é cheio de privilégios e pouca justiça!

    ResponderExcluir

SÓ VOCÊ PODE CURAR SUAS FERIDAS!

  SÓ VOCÊ PODE CURAR SUAS FERIDAS! Em meio as tempestades e todas as adversidades, jamais permita que a sua luz se apague, seja um farol, il...